Avançar para o conteúdo principal

A primeira aula de gestão


Acreditam em coincidências? Pois, eu descobri à poucos dias quando foi, de facto, a minha primeira lição de gestão. Deve ter sido por volta dos 5 anos. Quem diria que, anos mais tarde viria a enveredar pela profissão.
O meu avô materno contava-me a seguinte história:
"Era uma vez, uma lebre e um sapo que, um dia, resolveram apostar em quem iria chegar primeiro a uma festa. O caminho ainda era longo. A lebre começou logo a pensar: Esta corrida está ganha!
O sapito, por sua vez, pensou: Bem, eu sozinho não vou conseguir ganhar esta corrida, sou tão pequeno. No entanto, tive uma ideia! Vou falar com uns primos meus nas terras vizinhas para correrem comigo. Assim, cada um faz uma parte do percurso.
A corrida começou. A lebre, correu, correu e deu o seu melhor. Quando chegou à meta, o sapo já lá estava, ou melhor, o primo do sapo, mas como eles são todos iguais, a lebre não sabia a diferença".

Moral da História: Tu sozinho podes não conseguir vencer a corrida, mas se souberes gerir bem os teus recursos serás o primeiro a cortar a meta!

Comentários

BlueAngel aka LN disse…
Enão é uma pena que nem toda gente consiga perceber uma lição tão simples? Principalmente as chefias que acham que acham que tudo é fácil porque nunca fizeram
Luís Leite disse…
pensei que era uma tartaruga e não um sapo! Por isso é que eu ando devagarinho, e lentamente chego longe(convencido eu, hem?!!!!)
Dakini disse…
Mt bem amiga gostei do "sermão" :d e da lição! Fica bem da noticias ;) ****
Anónimo disse…
mto bem visto!!! :D
abox disse…
hmmmmmm estamos no mesmo clube entao! hehehe
SONY disse…
Olá,
Gostei imenso desta história, é a pura realidade!
Não te adianta ter algo se não souberes gerir!
Seja monetário, seja o próprio tempo!

Não adianta ter algo que queremos se depois a gerência é má e acabamos por perder!
Falo também de amor, amigos, tudo precisa de ser "gerido"

1ª lição aos 5 anos de idade!

Penso que em criança começamos logo nas brincadeiras a aprender a gerir!
Um beijo e bom fim de semana
Unknown disse…
Para tudo na vida é necessário saber gerir,caso contrário ficámos a ver a banda a passar,por vezes só sabem mandar.
Bom fim de semna.
Bjs Zita
Vido disse…
Boa lição!

Mensagens populares deste blogue

Felicidade

A Felicidade não se conquista, aprende-se!

O sonho do André

André tinha um sonho. Adorava brincar ao ar livre, nos jardins e parques da cidade. Gostava de saltar de pedra em pedra, como se estivesse a jogar na calçada portuguesa, mas, sempre que o fazia, sentia-se um bocadinho triste. E sabem o que o fazia sentir-se assim? O lixo espalhado pelo chão. André gostaria de ter uma vassoura mágica que varresse tudo ou uma borracha gigante que apagasse o lixo e um pincel para voltar a colorir de verde os jardins e de cinzento os passeios. Não conseguia perceber por que razão as pessoas deitavam lixo no chão quando havia caixotes espalhados pela cidade. Gostava de pensar que as pessoas não podiam ser tão descuidadas assim. Imaginava que existia um monstro do lixo que, ao tentar comer o lixo dos caixotes, deixava cair pelo chão pacotes de sumo, latas de cerveja e muitas outras coisas. Certo dia, na escola, a professora pediu a todos que desenhassem o que gostariam de ser quando fossem grandes e escrevessem um pequeno texto sobre isso como trabalho de ca...

Semelhanças

Aiii...começo a preocupar-me com algumas das semelhanças com os meus pais, estou a ficar com o maior defeito da família: o esquecimento!!! Roupa esquecida na máquina de lavar???? Que coisa, os genes, acabamos por ficar com uma mistura dos do pai e dos da mãe e com a idade começam a tornar-se mais evidentes.