Avançar para o conteúdo principal

A primeira aula de gestão


Acreditam em coincidências? Pois, eu descobri à poucos dias quando foi, de facto, a minha primeira lição de gestão. Deve ter sido por volta dos 5 anos. Quem diria que, anos mais tarde viria a enveredar pela profissão.
O meu avô materno contava-me a seguinte história:
"Era uma vez, uma lebre e um sapo que, um dia, resolveram apostar em quem iria chegar primeiro a uma festa. O caminho ainda era longo. A lebre começou logo a pensar: Esta corrida está ganha!
O sapito, por sua vez, pensou: Bem, eu sozinho não vou conseguir ganhar esta corrida, sou tão pequeno. No entanto, tive uma ideia! Vou falar com uns primos meus nas terras vizinhas para correrem comigo. Assim, cada um faz uma parte do percurso.
A corrida começou. A lebre, correu, correu e deu o seu melhor. Quando chegou à meta, o sapo já lá estava, ou melhor, o primo do sapo, mas como eles são todos iguais, a lebre não sabia a diferença".

Moral da História: Tu sozinho podes não conseguir vencer a corrida, mas se souberes gerir bem os teus recursos serás o primeiro a cortar a meta!

Comentários

BlueAngel aka LN disse…
Enão é uma pena que nem toda gente consiga perceber uma lição tão simples? Principalmente as chefias que acham que acham que tudo é fácil porque nunca fizeram
Luís Leite disse…
pensei que era uma tartaruga e não um sapo! Por isso é que eu ando devagarinho, e lentamente chego longe(convencido eu, hem?!!!!)
Dakini disse…
Mt bem amiga gostei do "sermão" :d e da lição! Fica bem da noticias ;) ****
joaninha disse…
mto bem visto!!! :D
abox disse…
hmmmmmm estamos no mesmo clube entao! hehehe
SONY disse…
Olá,
Gostei imenso desta história, é a pura realidade!
Não te adianta ter algo se não souberes gerir!
Seja monetário, seja o próprio tempo!

Não adianta ter algo que queremos se depois a gerência é má e acabamos por perder!
Falo também de amor, amigos, tudo precisa de ser "gerido"

1ª lição aos 5 anos de idade!

Penso que em criança começamos logo nas brincadeiras a aprender a gerir!
Um beijo e bom fim de semana
Unknown disse…
Para tudo na vida é necessário saber gerir,caso contrário ficámos a ver a banda a passar,por vezes só sabem mandar.
Bom fim de semna.
Bjs Zita
Vido disse…
Boa lição!

Mensagens populares deste blogue

Felicidade

A Felicidade não se conquista, aprende-se!

Impossível amor eterno

O mundo tinha acabado de ser criado e apenas havia uma aldeia no topo das montanhas. Existiam três famílias, uma dedicava-se à pesca, outra à caça e outra à recolha de frutos. Todos realizavam as suas tarefas para o bem da comunidade e trocavam o resultado das suas actividades entre si. Os colectores eram amados por todos mas os pescadores e os caçadores odiavam-se entre si. Segundo eles, uma pessoa podia viver só comendo peixe ou só carne pelo que, não fazia sentido existirem as duas profissões. Um dia, Sol, filho dos caçadores apaixonou-se pela filha dos pescadores, Lua. Esta relação durou pouco tempo até que fosse descoberta e repudiada pelas famílias. Nos meios pequenos não existem segredos. O ódio foi tanto que decidiram afasta-los para sempre. O Sol passou a viver durante metade do dia e a Lua a outra metade, ficando o resto do tempo fechados numa gruta profunda das montanhas. Assim, os caçadores passaram apenas a procurar animais durante o período que o seu filho era liberto, a ...

Aos que me acompanham

Ouço todo o mundo dizer que “ o mundo dá muitas voltas”, que “ o que hoje tens como certo, amanhã pode não o ser”. Questiono-me agora acerca das pessoas que estão sempre ao teu lado, incondicionalmente. Os nossos pais, por exemplo, discutimos, brigamos, queremos muitas vezes que eles nos deixem viver a nossa vida. Contudo quando, mais uma vez “batemos com a cabeça” regressamos e eles tem sempre os braços abertos para nos receber. Os verdadeiros amigos também estão neste grupo. Aqueles que já nos viram fazer figuras ridiculas e nem sequer ligaram ao assunto. Continuam ao nosso lado. Estão dispostos a ouvirem-nos ás 3h da manhã porque, mais uma vez, a vida nos pregou uma partida. É claro, que, um dia, não por vontade própria, podem-nos deixar mas, nessa altura já tem um lugar tão grande no nosso coração que os torna Eternos .