Avançar para o conteúdo principal

As sombras de Tomé

imagem: net


Aquele Consultório Veterinário tinha muitos clientes com o mesmo problema. O Doutor não percebia muito bem porquê. Deduzia que era daquelas coisas sem explicação. De facto, a maioria dos animais que lá iam, levados pelos seus donos, tinham medo das sombras. Ainda no dia anterior, um cão tinha sido consultado, porque passava o tempo todo a correr atrás do rabo, quando se via à sombra.
Não ficou espantado quando a Dona Felismina levou o seu gato para ser analisado:
-Sr. Doutor, não sei o que se passa com o meu bichano. Tem um comportamento estranho! Quando toma consciência da sua própria sombra, enriça-se e foge. Um vizinho meu, recomendou-me o seu consultório.
- Pois, os animais não têm consciência da sua própria existência – Afirmou o Veterinário.
- Olá! Olá! Todos iguais – Palrou um papagaio, habitante daquele consultório.
-Que lindo animal! – Referiu Felismina.
-É sim Sr. É o meu companheiro de trabalho, o Tomé.
Enquanto falavam, o médico analisava o comportamento do gato, reflectindo uma luz sobre seu corpo. O Bichano deu um pulo e saltou para o colo da dona.
- Vamos fazer assim! Vou-lhe dar estas gotas e vamos deixa-lo descansar uns minutos, enquanto falamos ali na sala ao lado.
O médico nunca percebeu se era das gotas, compostas apenas com açúcar mas, o facto é que, que os animais saiam dali curados.
-Bichano, bichaninho! Não deves das sombras ter medo, são apenas uma parte da noite, que fica, durante o dia, contigo. Quando essa parte escura estiver muito preta preta é hora de dormitares a sesta! – Falou Tomé para o bichano, na linguagem que só eles entendem.
O bichano, abriu os olhos e agradeceu. Nunca mais foi preciso voltar ao consultório.

Comentários

Eva Gonçalves disse…
Há muita gente com medo da própria sombra, rrsss O medo é um comportamento inato, mas se exagerado e desproporcional ao perigo, pode ser uma fobia... Se o gatinha tiver uma recaída, traz ao meu consultório que eu resolvo isso! :))))))
Unknown disse…
Esta era uma história que dava a ler a muita gente :)
Fi ♥ disse…
Ter medo da própria sombra é perda de tempo, infelizmente há muitas outras coisas mais reais e palpáveis sobre as quais devemos verdadeiramente ter medo...

Mensagens populares deste blogue

Felicidade

A Felicidade não se conquista, aprende-se!

Impossível amor eterno

O mundo tinha acabado de ser criado e apenas havia uma aldeia no topo das montanhas. Existiam três famílias, uma dedicava-se à pesca, outra à caça e outra à recolha de frutos. Todos realizavam as suas tarefas para o bem da comunidade e trocavam o resultado das suas actividades entre si. Os colectores eram amados por todos mas os pescadores e os caçadores odiavam-se entre si. Segundo eles, uma pessoa podia viver só comendo peixe ou só carne pelo que, não fazia sentido existirem as duas profissões. Um dia, Sol, filho dos caçadores apaixonou-se pela filha dos pescadores, Lua. Esta relação durou pouco tempo até que fosse descoberta e repudiada pelas famílias. Nos meios pequenos não existem segredos. O ódio foi tanto que decidiram afasta-los para sempre. O Sol passou a viver durante metade do dia e a Lua a outra metade, ficando o resto do tempo fechados numa gruta profunda das montanhas. Assim, os caçadores passaram apenas a procurar animais durante o período que o seu filho era liberto, a ...

Aos que me acompanham

Ouço todo o mundo dizer que “ o mundo dá muitas voltas”, que “ o que hoje tens como certo, amanhã pode não o ser”. Questiono-me agora acerca das pessoas que estão sempre ao teu lado, incondicionalmente. Os nossos pais, por exemplo, discutimos, brigamos, queremos muitas vezes que eles nos deixem viver a nossa vida. Contudo quando, mais uma vez “batemos com a cabeça” regressamos e eles tem sempre os braços abertos para nos receber. Os verdadeiros amigos também estão neste grupo. Aqueles que já nos viram fazer figuras ridiculas e nem sequer ligaram ao assunto. Continuam ao nosso lado. Estão dispostos a ouvirem-nos ás 3h da manhã porque, mais uma vez, a vida nos pregou uma partida. É claro, que, um dia, não por vontade própria, podem-nos deixar mas, nessa altura já tem um lugar tão grande no nosso coração que os torna Eternos .