Avançar para o conteúdo principal

Inveja Dourada


Há muitos mas muitos anos atrás, antes do jantar de Equinócio de Primavera, uma moça muito bela cozinhava os ovos para dar aos homens que vinham da caça. Era o seu primeiro cozinhado e não sabia muito bem o que fazer nem adivinhava como haveria de saber quando os ovos estivessem cozidos.
Ali perto, estavam outras moças que, ciumentas pela beleza da rapariga resolveram pregar-lhe uma partida:
-Coloca uma casca de cebola na panela! Quando a casca partir o ovo estará cozido! – Disse uma em jeito de segredo.
-Obrigado! – Agradeceu a bela donzela.
Olhou em volta e não tinha nada para retirar os ovos do lume. Alguém tinha tirado a concha de madeira. Desesperada pois pensava que ira por as mãos na água a ferver, quando:
- Ata um fio aos ovos antes de os pores a cozer. Depois é só puxares.
A rapariga assim fez.
Quando puxou pelo fio reparou que os ovos estavam todos marcados. As partes que tinham fio estavam mais claras e o resto estava dourado.
Escondeu os ovos numa tigela e foi para casa a chorar.
A caminho de casa estava uma idosa que ao vê-la em tamanho pranto perguntou:
-Porque choras bela donzela!
-Porque não sei cozinhar ovos. Está quase na hora do jantar do Equinócio e eu não consegui.
-Não conseguiste? Partiram?
-Ficaram manchados.
A moça destapa a tigela e mostra os ovos. A idosa ao ver o que se passava afirmou.
-Não ligues ao aspeto. Fizeste o melhor que pudeste. Corre e mostra os ovos.
-Não posso! Vou ser gozada.
-E o que podes fazer? Vai e mostra.
A donzela correu para o jantar. O sol já se punha no horizonte. As moças que a tinham enganado assim que a viram disseram logo:
-Eis os ovos! Vamos comer!
Os olhos viraram-se todos para a moça que muito envergonhada destapou a tigela. De repente, os raios de sol tocaram nos ovos, fazendo brilhar os fios dourados.
-Ahh! Que belos!
Todos ficaram surpreendidos e não conseguiram comer os ovos devido a sua beleza. Puseram a taça de fios dourados no centro da mesa para decorar.
As moças invejosas jamais imaginariam que as cascas de cebola que queriam que dessem mau sabor acabaram por tornar nos mais belos ovos jamais vistos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Felicidade

A Felicidade não se conquista, aprende-se!

Impossível amor eterno

O mundo tinha acabado de ser criado e apenas havia uma aldeia no topo das montanhas. Existiam três famílias, uma dedicava-se à pesca, outra à caça e outra à recolha de frutos. Todos realizavam as suas tarefas para o bem da comunidade e trocavam o resultado das suas actividades entre si. Os colectores eram amados por todos mas os pescadores e os caçadores odiavam-se entre si. Segundo eles, uma pessoa podia viver só comendo peixe ou só carne pelo que, não fazia sentido existirem as duas profissões. Um dia, Sol, filho dos caçadores apaixonou-se pela filha dos pescadores, Lua. Esta relação durou pouco tempo até que fosse descoberta e repudiada pelas famílias. Nos meios pequenos não existem segredos. O ódio foi tanto que decidiram afasta-los para sempre. O Sol passou a viver durante metade do dia e a Lua a outra metade, ficando o resto do tempo fechados numa gruta profunda das montanhas. Assim, os caçadores passaram apenas a procurar animais durante o período que o seu filho era liberto, a ...

Aos que me acompanham

Ouço todo o mundo dizer que “ o mundo dá muitas voltas”, que “ o que hoje tens como certo, amanhã pode não o ser”. Questiono-me agora acerca das pessoas que estão sempre ao teu lado, incondicionalmente. Os nossos pais, por exemplo, discutimos, brigamos, queremos muitas vezes que eles nos deixem viver a nossa vida. Contudo quando, mais uma vez “batemos com a cabeça” regressamos e eles tem sempre os braços abertos para nos receber. Os verdadeiros amigos também estão neste grupo. Aqueles que já nos viram fazer figuras ridiculas e nem sequer ligaram ao assunto. Continuam ao nosso lado. Estão dispostos a ouvirem-nos ás 3h da manhã porque, mais uma vez, a vida nos pregou uma partida. É claro, que, um dia, não por vontade própria, podem-nos deixar mas, nessa altura já tem um lugar tão grande no nosso coração que os torna Eternos .