Avançar para o conteúdo principal

Saltita, o nunca satisfeito


Imagem: net

Aqui e ali o Saltita o gafanhoto verde, andava pelos campos . Vivia de folha em folha e de pedra em pedra. Nunca estava mais que uns segundos num único sítio, mesmo quando precisava de comer.
-Aqui! Não, ali! Acolá! - dizia.
Os outros animais do campo diziam que ele nunca sabia o que queria.
Um dia, encontrou o Lesminhas, uma caracoleta gigante que andava vagarosamente numa couve a comer o seu almoço.
-Olá Lesminhas! Aquela couve de onde vim parecia mais verdejante e apetitosa.
-A couve com o caule torto?
-Ãhh! Torta! Ah sim torta!
-Já lá estive ontem. Não vês as folhas da parte debaixo. Deixei as minhas marcas.
Saltita, parte para outra folha.
-Demoraste um dia aqui chegar?
-Sim, não te esqueças que trago a minha casa às costas!
-E tu? Porque não estás quieto muito tempo? És nervoso?
-Não sei, não consigo estar parado! Aborreço-me!
-Humm, entendo. Nham...nham...- respondeu a Lesminha enquanto dava uma dentadinha na couve.
-Olha! Viste as alfaces frondosas roxas?
-Ãhh. Alfaces roxas. Vi algo roxo mas não reparei no que era!
-Humm e aquele legume novo, as beringelas?
-Beringelas? Isso estava aonde?
-Mesmo ao lado das alfaces!
-Bolas, Lesminha! Andas tão devagar e já viste isso tudo?
-Sim, sabes porquê?
-Quando chego a um sítio aprecio-o e olho para tudo o que o rodeia. Posso não conseguir conhecer os outros quintais mas este conheço-o melhor que ninguém.
Saltita, franziu o sombrolho. O facto de, não gostar de estar muito tempo no mesmo sítio e se aborrecer com facilidade levava-o a nunca chegar realmente a conhecer verdadeiramente por onde andava.

É sempre viajar a sitios e locais novos mas se não lhe dedicarmos o tempo suficiente para as gozarmos não as vivemos verdadeiramente.

Comentários

Eva Gonçalves disse…
Engraçado que eu associo o gafanhoto a tranquilidade e não a ansiedade e stress :) Talvez seja associação ao nick (grasshopper)do personagem da série kung fu , se calhar nem conheces, :) Mas era um monge treinado a meditar e ter auto-domínio em todas as situações... nada como este stressado do saltita. É bem verdade o que dizes... há quem nunca consiga verdadeiramente apreciar um local, por estar com pressa...por se cansar facilmente, por nunca estar bem... por desinteresse, sei lá... :) Beijinho

Mensagens populares deste blogue

Felicidade

A Felicidade não se conquista, aprende-se!

O sonho do André

André tinha um sonho. Adorava brincar ao ar livre, nos jardins e parques da cidade. Gostava de saltar de pedra em pedra, como se estivesse a jogar na calçada portuguesa, mas, sempre que o fazia, sentia-se um bocadinho triste. E sabem o que o fazia sentir-se assim? O lixo espalhado pelo chão. André gostaria de ter uma vassoura mágica que varresse tudo ou uma borracha gigante que apagasse o lixo e um pincel para voltar a colorir de verde os jardins e de cinzento os passeios. Não conseguia perceber por que razão as pessoas deitavam lixo no chão quando havia caixotes espalhados pela cidade. Gostava de pensar que as pessoas não podiam ser tão descuidadas assim. Imaginava que existia um monstro do lixo que, ao tentar comer o lixo dos caixotes, deixava cair pelo chão pacotes de sumo, latas de cerveja e muitas outras coisas. Certo dia, na escola, a professora pediu a todos que desenhassem o que gostariam de ser quando fossem grandes e escrevessem um pequeno texto sobre isso como trabalho de ca...

Semelhanças

Aiii...começo a preocupar-me com algumas das semelhanças com os meus pais, estou a ficar com o maior defeito da família: o esquecimento!!! Roupa esquecida na máquina de lavar???? Que coisa, os genes, acabamos por ficar com uma mistura dos do pai e dos da mãe e com a idade começam a tornar-se mais evidentes.