Avançar para o conteúdo principal

Saltita, o nunca satisfeito


Imagem: net

Aqui e ali o Saltita o gafanhoto verde, andava pelos campos . Vivia de folha em folha e de pedra em pedra. Nunca estava mais que uns segundos num único sítio, mesmo quando precisava de comer.
-Aqui! Não, ali! Acolá! - dizia.
Os outros animais do campo diziam que ele nunca sabia o que queria.
Um dia, encontrou o Lesminhas, uma caracoleta gigante que andava vagarosamente numa couve a comer o seu almoço.
-Olá Lesminhas! Aquela couve de onde vim parecia mais verdejante e apetitosa.
-A couve com o caule torto?
-Ãhh! Torta! Ah sim torta!
-Já lá estive ontem. Não vês as folhas da parte debaixo. Deixei as minhas marcas.
Saltita, parte para outra folha.
-Demoraste um dia aqui chegar?
-Sim, não te esqueças que trago a minha casa às costas!
-E tu? Porque não estás quieto muito tempo? És nervoso?
-Não sei, não consigo estar parado! Aborreço-me!
-Humm, entendo. Nham...nham...- respondeu a Lesminha enquanto dava uma dentadinha na couve.
-Olha! Viste as alfaces frondosas roxas?
-Ãhh. Alfaces roxas. Vi algo roxo mas não reparei no que era!
-Humm e aquele legume novo, as beringelas?
-Beringelas? Isso estava aonde?
-Mesmo ao lado das alfaces!
-Bolas, Lesminha! Andas tão devagar e já viste isso tudo?
-Sim, sabes porquê?
-Quando chego a um sítio aprecio-o e olho para tudo o que o rodeia. Posso não conseguir conhecer os outros quintais mas este conheço-o melhor que ninguém.
Saltita, franziu o sombrolho. O facto de, não gostar de estar muito tempo no mesmo sítio e se aborrecer com facilidade levava-o a nunca chegar realmente a conhecer verdadeiramente por onde andava.

É sempre viajar a sitios e locais novos mas se não lhe dedicarmos o tempo suficiente para as gozarmos não as vivemos verdadeiramente.

Comentários

Eva Gonçalves disse…
Engraçado que eu associo o gafanhoto a tranquilidade e não a ansiedade e stress :) Talvez seja associação ao nick (grasshopper)do personagem da série kung fu , se calhar nem conheces, :) Mas era um monge treinado a meditar e ter auto-domínio em todas as situações... nada como este stressado do saltita. É bem verdade o que dizes... há quem nunca consiga verdadeiramente apreciar um local, por estar com pressa...por se cansar facilmente, por nunca estar bem... por desinteresse, sei lá... :) Beijinho

Mensagens populares deste blogue

Felicidade

A Felicidade não se conquista, aprende-se!

Impossível amor eterno

O mundo tinha acabado de ser criado e apenas havia uma aldeia no topo das montanhas. Existiam três famílias, uma dedicava-se à pesca, outra à caça e outra à recolha de frutos. Todos realizavam as suas tarefas para o bem da comunidade e trocavam o resultado das suas actividades entre si. Os colectores eram amados por todos mas os pescadores e os caçadores odiavam-se entre si. Segundo eles, uma pessoa podia viver só comendo peixe ou só carne pelo que, não fazia sentido existirem as duas profissões. Um dia, Sol, filho dos caçadores apaixonou-se pela filha dos pescadores, Lua. Esta relação durou pouco tempo até que fosse descoberta e repudiada pelas famílias. Nos meios pequenos não existem segredos. O ódio foi tanto que decidiram afasta-los para sempre. O Sol passou a viver durante metade do dia e a Lua a outra metade, ficando o resto do tempo fechados numa gruta profunda das montanhas. Assim, os caçadores passaram apenas a procurar animais durante o período que o seu filho era liberto, a ...

Aos que me acompanham

Ouço todo o mundo dizer que “ o mundo dá muitas voltas”, que “ o que hoje tens como certo, amanhã pode não o ser”. Questiono-me agora acerca das pessoas que estão sempre ao teu lado, incondicionalmente. Os nossos pais, por exemplo, discutimos, brigamos, queremos muitas vezes que eles nos deixem viver a nossa vida. Contudo quando, mais uma vez “batemos com a cabeça” regressamos e eles tem sempre os braços abertos para nos receber. Os verdadeiros amigos também estão neste grupo. Aqueles que já nos viram fazer figuras ridiculas e nem sequer ligaram ao assunto. Continuam ao nosso lado. Estão dispostos a ouvirem-nos ás 3h da manhã porque, mais uma vez, a vida nos pregou uma partida. É claro, que, um dia, não por vontade própria, podem-nos deixar mas, nessa altura já tem um lugar tão grande no nosso coração que os torna Eternos .