Luanda 2002

Em 2002, fiz a viagem mais marcante da minha vida, até hoje. Por motivos profissionais, estive em Luanda 15 dias.
Esbarrei de frente com o limiar da pobreza. Presenciei coisas que, jamais sairão da minha memória: uma mulher a lavar as roupas na rua, na agua dos esgotos em céu aberto; os animais a alimentarem-se do lixo espalhado pelas ruas, porque não existia sistema de recolha de lixo nem saneamento; barracas que, os nossos bairros de lata, ao pé delas, seriam autênticos palácios; tiros à noite, principalmente ao fim-de-semana;.....

Na altura, pedi para nunca mais voltar lá, o que, não foi muito bem aceite pela minha entidade patronal, na altura...

Hoje consigo ver a principal vantagem da viagem, lidar com o limiar da pobreza faz-me dar valor ao que eu tenho hoje...e quando me queixo, penso nestas imagens....

Comentários

BlueAngel aka LN disse…
Às vezes só o pior nos permite reconhecer a sorte que temos. Quando nos queixamos nem nos lembramos. Somos realmente afortunados. E nas devidas proporções já temos o euromilhões. :-)
clautixa disse…
sabes as vezes oiço tanta gente a lamentar-se e basicamente sem motivos ou por motivos minimos.
uma vez li uma frase que me ficou marcada." eu reclamava por n ter sapatos até ao dia em q olhei para ol ado e vi alguem sem pés"
há sempre alguem q esta pior q nós, e qd estou mal é assim q penso, ha tanta gente em pior situaçao q eu e por vezes com um sorriso no rosto.
Susana Guerreiro disse…
Uma cidade em expansão, mas com muitas assimetrias por resolver.
Temos um país espectacular, quem ainda não se apercebeu disso que abra bem os olhos...
O dualismo que julgamos ter é nada comparado com a miséria de muitos países.
NUVEM disse…
Pois por vezes olhamos pro nosso umbigo e não pensamos kuanta pobreza, tristeza, doenças e miséria vai por aí...
MAs por outro lado é compreensível se estamos a sentir, a viver e a passar por um mau momento atinge-nos interiormente, quando acalmamos e pensamos então nos outros, vem essa realidade a tona... É triste, mas é a realidade... Esperemos e tenhamos esperança ke o nosso PORTUGAL não xegue a essa miséria!
BlueAngel aka LN disse…
Mas tb acho que seja triste termos de nos consolar com a tristeza e a miséria dos outros. :-)
MH disse…
Pois é miuda!!!
Eu tenho lá familia e eles dizem que aquilo é q é bom :(
Mas eu tb n queria ir para lá....

Aquele país está a crescer e daqui a uns anos sim, pode ser q valha a pena ir até lá

Mensagens populares deste blogue

Desafio aceite!!!

See inside

Quero...