Auto-estima nacional...

Ontem fui ver o mais recente filme português: "Os Mistérios da Estrada de Sintra". Fiquei triste como as pessoas tem um preconceito com tudo o que é nacional. Lá está, quando se tem uma ideia pré-concebida negativa vai-se à procura dos defeitos e não das virtudes. No final, lá se vê os comentários: " para filme português está acima da média" e "gostei".
Eu, no entanto, vos digo, se fosse um realizador americano a fazer o filme, a cobertura mediática e a adesão dos portugueses seria em massa. Desculpem, mas acho rídiculo este preconceito nacional de que o que é feito lá fora é que é bom. Se fosse só apenas a nível das artes, não, é a todos os níveis. Os portugueses vão ao supermercado e a maioria das aquisições são importadas quando há produtos portugueses tão ou melhores. A falta de auto-estima nacional é tanta, que algumas marcas de roupa portuguesas, como a Saccor, por exemplo, só conseguem vingar com uma marca que indicie "algo estrangeiro".
Pensem um pouco, se não nos cuidarmos e gostarmos de nós quem gostará??????Os turistas que vão e vêem?
Quanto ao filme os "Mistérios da estrada de Sintra", deixo aqui os meus parabéns à equipa que produziu e realizou e a quem teve a brilhante ideia de transpor para o cinema as obras deste grande escritor português: Eça de Queiroz.

Comentários

Susana Guerreiro disse…
Tens toda a razão, temos que aprender a gostar mais de nós.
Amei a foto!!!
Unknown disse…
Tens td razão no que dizes, qto ao que é nacional é bom, apesar de ñ darmos o devido valor. Mas em relação ao cinema, (ainda ñ vi o filme) estamos ainda a trás, do bom cinema, ñ falo do America, mesmo um cinema frances ou espanhol, mas digo que estamos a evoluir bastante, e estamos no bom caminho. Temos o "problema" da tradição do teatro e revista, que levado para cinema, ñ fica lá mt bem, (apesar de a maioria dos bons actores começarem no teatro).
Pelo que vi do trailer, parece-me estar bom, quero ver se vejo.
pé descalço disse…
anjo

Onde é que foste desencantar
esses lindos mé més tosquiados?

E tens toda a razão...já vi montes...montanhas de filmes portugueses...e a sensação que fiquei foi a mesma...temos tanto ou mais talento para fazer cinema que os outros paises...tirando aquelas obras de autor à Manoel de Oliveira e João César Monteiro... falta é dinheiro para construir uma máquina publicitária à altura deles!!!

Bjs e bom f.s.
Fay van Gelder disse…
Tens toda a razão, ainda não fui ver o filme, mas quero ir ver.
Tenho é de arranjar um buraquito algures (este fim de semana não porque vai ser mesmo um fim de semana para relax mesmo).

Adorei a fotos do Mé més.
david santos disse…
De acordo. Temos que ser mais nós. Estamos apenas a ser importadores. Parabéns.
Eduardo Costa disse…
Nãp posso concordar mais ctg!!! Olha eu! se os meus vestidos fossem criados por um estilista amaricado de outra nacionalidade, andavam todos atraz de mim!!!Presunção e água benta cada um toma a ke ker ehehehehehe
xx e bom fim de semana
Edu
Não conseguimos valorizr o próximo sem primeiro gostármos de nóséste é sempre o primeiro passo para uma boa auto-estima.
Votos de um óptimo fim-de-semana
Bjs Zita
joaninha disse…
ja ouvi excelentes comentarios acerca desse filme! :)
clautixa disse…
já li o livro e ocnfesso que nao superou as minhas expectativas...mas quero ver o filme...
e eu gosto do que é nacional... temos que gostar do que é nosso e valorizar..
BlueAngel aka LN disse…
Concordo em absoluto contigo! Queres mais exmplos? Parfois e Aerosoles tb são marcas portuguesas, que consumo com alguma regularidde. Tb n entendo a falta de interesse nos produtos nacionais. Como dizia o anúncio e com razão "O que é Nacional é bom!"
BlueAngel aka LN disse…
Tb quero ver esse filme. Espero que não saia das salas nas próximas duas semanas pq não vou poder ir antes disso. Obrigada pela crítica.
clautixa disse…
desafio lá no cantinho
Sei que existes disse…
Quanto ao fime, não posso dizer nada porque não o vi...
Quanto ao nosso nacionalismo, penso que tens razão! Temos muita a idéia de que o que é de fora é muito melhor que o nosso, e na grande maioria das vezes nem é assim!
Beijinhos

Mensagens populares deste blogue

Desafio aceite!!!

See inside

Quero...