"Marca branca Humana"


Qual o valor de um profissional?

É uma questão dificil de apurar e de avaliar. Um economista dir-me-ia que é tudo explicado pela Lei da Oferta e da Procura. Tudo funciona como um "mercado em condições de equilibrio", se a oferta for superior à procura, o valor do trabalhador aumenta, se a oferta for inferior, diminui. Concordo. A oferta em Portugal é pouca e cada vez menor, logo os trabalhadores têm que se sujeitar ao preço que lhe oferecem.

Alguém do marketing diria: "Não é bem assim, cada um de nós é um "produto" e tudo dependerá muito da "qualidade" que o "consumidor" nos vê. Bem, sendo assim, uns de nós são "produtos" fabricados por marcas conceituadas no mercado, outros de nós por outras menos conhecidas, havendo até alguns que são das denominadas "marcas brancas". Neste último caso, os "trabalhadores de marca branca", só são consumidos por quem tem poucos recursos económicos, é forreta ou é aventureiro e gosta de arriscar. A qualidade destes trabalhadores pode ser tão ou superior à dos "fabricados pelas grandes marcas", mas só se sabe depois de experimentar.
Nunca ouviram ninguém dizer: "Eu não consumo marcas que não conheço! Se são baratas é porque a qualidade é duvidosa!"
É este o rótulo de muitos trabalhadores!

Continuando a falar com o Marketeer: "Há que ter também em conta a campanha de divulgação e a publicidade que, pode transformar a "qualidade percepcionada" de um produto e até levar a consumir algo que não se precisa". Aqui, também concordo. Os trabalhadores "produzidos" por grandes empresas, são bem divulgados e famosos. A sua qualidade pode não ser grande coisa, mas dá ao "consumidor" o estatuto de mostrar que tem apenas "produtos de marca"!

São assim os "trabalhadores de marca branca", dotados de um rótulo que pouca gente se atreve comprar e de uma imagem que não dá estatuto!

Comentários

Susana Guerreiro disse…
Concordo contigo!!!!
Sei o que queres dizer...
Alexandre disse…
O teu artigo está fantástico, Sandra!

Pouca gente pensa nisto, na verdade, e é pena! Porque quantos trabalhadores de «marca branca» são pessoas geniais e capazes a quem faltou só uma pontinha de sorte... enquanto outros parece que nasceram com o rabo virado para a Lua, têm uma sorte dos diabos!

Conheço pessoas de um e outro caso mas não faço distinção entre eles - como tu, tb acho que as pessoas valem por aquilo que são e não pelo que aparentam ou pretendem ser!

Muitos beijinhos, Sandra!!!
Madeira Inside disse…
E viva aos preços baixos e à marca branca!! :) Em certas coisas, claro!! BOm teto, sim senhora!! :)***
Madeira Inside disse…
Ups! Queria dizer: bom texto!! Hehe! :)
Unknown disse…
Olá, concordo completamente ctg... gostei bastante do post, retrata perfeitamente o que se passa no mercado de trabalho, e á muitos como eu, que sendo "marca branca" e sem ponta de sorte alguma, tem de ir procurando e procurando, até que alguém dê uma oportunidade, senão andamos de trabalho em trabalho que a maior parte das vezes não gostamos, mas temos de aceitar, pois esta vida ta boa é para os ricos.
A " marca branca" não é mais do um rótulo que as impede de mostrar as suas faculades quanto ás suas funções e desempenho no mercado de trabalho.
Bom fim de semana amiga
Bjs Zita.


Ps. Deverias eliminar o 3ª comentario porque trata-se de um virús de blogs.

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