Natureza má


Um dia, uma amiga minha afirmou: "As pessoas são, por natureza, más". Na altura, apesar de estar numa fase menos boa, respondi: "Isso é um pensamento muito pessimista". Pensei isto porque, durante esse período da minha vida algumas pessoas vieram ao meu auxilio para me ajudar.
Será que vieram por mim ou por elas mesmo? Descobri que existem formas de encontrar a felicidade na tristeza dos outros, consciente ou inconscientemente. "Coitada! Tens azar! Estou aqui para ver quanto sou feliz porque não estou a passar o mesmo que tu".

Na altura, agradecemos e nem queremos saber o porquê da aproximação, apenas desejamos ter alguém que nos anime.

Sabem quando sabemos distinguir a diferença entre as pessoas que nos ajudam por nós e não pelo seu egoísmo? Quando, passado a tempestade, nos acontece algo de bom e essas "falsas" amizades nem têm a humildade de nos dar os Parabéns e festejar connosco. Aqui, a comparação já está a seu desfavor: "Os verdadeiros amigos não são aqueles cuja sua felicidade assenta na nossa tristeza mas sim aqueles em que a partilha de estados de espírito coexiste em ambas as situações".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desafio aceite!!!

See inside

Quero...