Os reflexos das sombras

Junto a um caixote do lixo, estava um espelho largado, encostado a uma árvore. Era uma tarde de calor e apesar de o Sol já estar inclinado ainda se fazia sentir as altas temperaturas. O chão encontrava-se pintado de escuro com as sombras das folhas. A luz do reflexo no espelho contrastava com os traços pintados no chão.
Um corvo pousou em cima de um dos ramos encantado pelo brilho do espelho e curioso por ver o seu reflexo. Ficou parado a ver a sua imagem no vidro e à frente os traços escuros da sua sombra, meio inclinada. De repente os seus pensamentos foram interrompidos:
-Estás belo! – Ouviu.
-Quem fala?
-Aqui em baixo, o espelho!
-Este calor está a dar-me cabo do bico. Estou a ouvir coisas! Tenho que ir beber!
-És belo, olha para mim, mostro-te as cores!
Inclinou a cabeça para baixo e reparou que do espelho saía uma voz:
-Esquece a sombra, eu consigo mostrar-te exatamente como és.
O corvo meio atordoado, levantou a cabeça e comparou as duas imagens, a da sombra e a do espelho e não viu grandes diferenças.
-Desculpa, porque hei de olhar para ti?
-Corvo, tonto! Eu mostro as cores enquanto a sombra reflete apenas a tua forma!
-Diz para se virar ao contrário! – Ouviu-se uma voz, baixa e calma!
-Quem é agora?
-Sou a tua sombra!
O corvo já meio saturado daquela história:
-Espelho, tu consegues virar-te ao contrário?
-Sim, porquê?
-Queria ver melhor as diferenças entre o meu reflexo e a minha sombra.
O espelho, muito confiante de si próprio, nem pensou que se virasse ao contrário o corvo deixaria de ver o seu reflexo.
Quando se virou, passou a refletir apenas a sombra do pássaro.
-E agora, vês como és mais belo visto em mim?
-Não, o que mostras agora é o meu desenho em negro, que é a minha cor. Não há diferenças entre o meu reflexo e a minha sombra. A cor nada revela, apenas embeleza o que já existe.
O espelho virou-se ao contrário e calou-se.

Comentários

Joana disse…
ha muito boa gente que devia ler este teu texto... duvido que percebessem, mas deviam! baixar o ânimo de alguns egos era fundamental!
O problema é que há muitos pessoas que não se conseguem ver a si mesmos:)

Mensagens populares deste blogue

Desafio aceite!!!

See inside

Quero...