A vida é feita de pequenos voos

Uma folha de um castanheiro adorava embalar-se ao sabor do vento frio que vinha das montanhas. Vivia no mesmo galho com o seu irmão ouriço.
-Uiii! Virada para a direita, virada para a esquerda! – Repetia a folha.
-Adorava voar!
Ao seu lado, a castanha dentro do ouriço tremia cada vez que era obrigada a sair do sítio. Tinha medo de alturas e estava agarrada à sua casca protetora cheia de picos.
-Ai que medo!
-Tens medo do quê?
-De cair e magoar-me!
-Vives numa casa protegida! Eu é que se cair não terei quem me salve!
-Então porque querias voar?
-Gosto da aventura e de me sentir livre.
-Podes te magoar! Não tens receio?
-Tenho, mas mesmo assim gostaria de saber como é!
-És doida! Certo dia, veio uma enorme tempestade e o galho aonde estava a folha e o ouriço caíram no chão. O impacto foi tão grande que a castanha ficou com a sua casca protetora aberta.
A folha sorria de contente pois tinha caído num manto formado por outras já caídas.
-Foi fantástico, mana!
- Afirmava.
-Não foi nada! Estou toda dorida! O que vai ser de mim? O meu ouriço abriu!
-Tens que saltar!
-Não salto nada!
-Não disse nada! Não fui eu! – Afirmou a folha.
-Tens que saltar para a vida renovar!
-Ai que medo! Quem fala?
-Sou o teu ouriço!
-Ãh! Tu falas?
-Claro! Está na hora!
-Está na hora de quê?
-Tens de saltar!
-Não te quero deixar! Sinto-me protegida contigo, mais forte! Se saltar fico sem a minha irmã e sem ti – Respondia, quase a chorar.
- Eu preciso de vocês!
-Sim eu sei mas nós estaremos sempre contigo!
-A sério?
-Sim! A castanha começou-se a sentir solta no ouriço. Folgada. Já não tinha nada para se agarrar. A sua capa protetora tinha-a largado.
-Largaste-me!
-Salta! – Gritou o ouriço.
A temerosa castanha ganhou coragem e saltou, caindo em cima das folhas junto à sua irmã.
Entretanto começou a chover e adormeceu de cansaço.
Ao acordar, sentiu-se inchada.
-Bebi água demais! – Afirmou.
 De repente, sentiu a sua pele a estalar.
-Ai, vou morrer! Ouriço! Mana! Da sua barriga saiu uma raiz verde.
-Fui atacada! Tenho um bicho dentro de mim a comer-me!
-Não te assustes! Tu tens um castanheiro a nascer dentro de ti! – Respondeu o ouriço.
-A sério?
-Sim! Vais dar vida!
-Ah! E vocês?
-Nós vamos desaparecer!
-Não, não quero!
-Não te preocupes nós vamos dar vida ao teu castanheiro. Ele vai-se alimentar de nós!
-Que horror!
-Não fiques triste porque nós estamos muito felizes!
A pequena castanha calou-se perante tal observação. O inverno passou e quando o Sol reapareceu, naquele manto de folhas, estava agora, um pequeno castanheiro verde, já com algumas folhas cheias de vontade de voar.

Comentários

Paula noguerra disse…
Porque mesmo nos momentos mais adversos "nasce" algo de BELO E GRANDIOSO :)

Mensagens populares deste blogue

Desafio aceite!!!

See inside

Quero...